geral@clinicadaribeira.pt | marcacoes@clinicadaribeira.pt
Rua Arrabalde 45, 3500-084 Viseu, Portugal
 
 
 
 
 
 
 

Especialidades

 

Especialidades Médicas e outras Valências de A a Z

 
 

Anestesia | Acupuntura | Consulta da dor

Anestesiologia é a especialidade médica que presta cuidados específicos que visam a eliminação ou alívio da dor, nomeadamente durante a execução de procedimentos cirúrgicos ou de exames de diagnóstico, mantendo o equilíbrio das funções orgânicas e dos sinais vitais. Atua ainda no âmbito da dor aguda e crónica, aliviando o sofrimento.

A Acupunctura é uma técnica que consiste na inserção de agulhas sólidas e extremamente finas nos tecidos (normalmente a pele os músculos), estimulando as terminações nervosas existentes na pele, músculo, cápsulas articulares, periósteo, provocada pela manipulação ou pela estimulação eléctrica das agulhas (chamada electro-acupunctura) e que vai desencadear uma série de processos fisiológicos a nível da medula espinhal e do cérebro, que irão ser responsáveis pela acção terapêutica da Acupunctura. Está nomeadamente indicado para o tratamento de alguns tipos de dor crônica, como por exemplo a lombalgia e a cefaleia.


Professor Doutor Manuel Vico
 

Cardiologia - Eletrocardiograma, Ecocardiograma

Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico, estudo complementar e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório. As doenças cardiovasculares são atualmente a maior causa de morte e, ao que tudo indica, essa incidência tende a aumentar.

O utente poderá consultar um cardiologista com finalidade preventiva (por exemplo antes de iniciar uma atividade física) ou por sintomas suspeitos de doença cardiovascular, nomeadamente: dor no peito, falta de ar, palpitação (perceção desconfortável dos batimentos cardíacos), episódios de síncope (perda da consciência, tosse, fadiga, fraqueza, edema (inchaço) dos membros inferiores. No decurso da sua avaliação o médico cardiologista socorre-se frequentemente de alguns exames complementares (nomeadamente do eletrocardiograma ou do ecocardiograma), ambos disponíveis na Clínica da Ribeira.


Dra. Inês Almeida
 
A Cirurgia Geral é uma especialidade muito abrangente e os seus especialistas são preparados para conhecer a fisiopatologia, fazer o diagnóstico e tratar um grande número de patologias, sendo os únicos que estão habilitados para as tratar cirurgicamente. É da competência do cirurgião geral o tratamento médico e cirúrgico das doenças da tiróide, do aparelho digestivo (estômago, intestino, apêndice, fígado, vesícula e vias biliares, pâncreas etc.), da região peri-anal (hemorróidas, fístulas, fissura, quisto pilonidal, etc.), cirurgia genital (hidrocelo, fimose), cirurgia da parede abdominal (hérnias), cirurgia das varizes, cirurgia da pele e tecidos moles (sinais cutâneos, quistos, lipomas etc.) e cirurgia do doente politraumatizado.

Na Clínica da Ribeira poderá ser consultado por qualquer patologia do foro da especialidade de Cirurgia Geral, sendo aí possível a realização de cirurgias sob anestesia local (e brevemente também sob sedação) a baixo custo pela existência de sala de pequena cirurgia nas instalações.


Dr. António Horta Oliveira
 

Cirurgia Oral | Maxilo-Facial

A Cirurgia Maxilo-Facial é uma especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico das doenças, danos e deficiências dos tecidos duros e moles da região oral e maxilofacial e da região cervical, tendo sempre como objetivo a reabilitação das funções e a preservação da harmonia estética, em conjunto com a reconstrução.

Entre os tratamentos frequentemente realizados por esta especialidade destacam-se a cirurgia dentoalveolar aplicada em dentes inclusos, extrações dentárias complexas, enxertos ósseos ou para permitir uma adequada colocação de implantes dentários, ou de próteses dentárias. Também são de relevar áreas como o diagnóstico e tratamento de patologia benigna ou maligna da cavidade oral e da cabeça e pescoço.

Dr. Richard Nunes
 
A Cirurgia Pediátrica é a especialidade médica que se dedica ao tratamento de doenças que necessitam de correção cirúrgica em qualquer das várias fases do desenvolvimento da criança, desde o nascimento até ao início da idade adulta, atualmente estabelecido até aos 18 anos de idade. A atividade do cirurgião pediatra é muito abrangente e diversificada, iniciando-se no período neonatal(tratamento de malformações congénitas) e continuando-se na infância e na adolescência. Nesta incluem-se a cirurgia oncológica, a cirurgia torácica, a cirurgia digestiva, a cirurgia plástica e a cirurgia urológica.

Áreas de atuação: cirurgia do recém-nascido; cirurgia da cabeça e do pescoço (patologia da tiróide, quistos do canal tireoglosso, quistos epidermóides, quistos e fendas branquiais); cirurgia plástica pediátrica (orelhas em abano, fenda labiopalatina, sequelas de queimadura); cirurgia da parede torácica e do pulmão (ginecomastia pubertária, pectus excavatum ou carinatum, malformações pulmonares); cirurgia do aparelho digestivo (refluxo gastroesofágico, doença de Hirschsprung, duplicação intestinal, divertículo de Meckel) e hepatobiliar (litíase vesicular, quisto do colédoco); cirurgia da parede abdominal (hérnia inguinal, crural, umbilical e da linha branca, hidrocelo); urologia pediátrica (testículo mal descido, fimose, hipospádias, varicocelo) e ginecologia pediátrica (hipertrofia de pequenos lábios, quistos anexiais); cirurgia da pele, tecidos moles e fâneras (nevus melanocítico, quistos sebáceos, lipomas, sinus pilonidalis sacrococcígeo, unhas encravadas).

Dra. Patrícia Horta Oliveira
 
 
A Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética lida com a excisão,
reparação, substituição e reconstrução de defeitos dos tegumentos e sistema musculo-esquelético subjacente. Valoriza o tratamento integral do doente, tendo como objetivo final recuperar ou obter uma melhor função em qualquer área anatómica e simultaneamente melhorar a aparência estética, a imagem corporal e a sensação de auto estima.

Áreas de atuação: anomalias congénitas da cabeça e pescoço; paralisias faciais; traumatologia da face incluindo a correção de esfacelos, redução e fixação de fraturas isoladas ou múltiplas da face; tumores da cabeça e pescoço e reconstrução dos defeitos resultantes; cirurgia craniofacial; cirurgia da mão; deformidades da superfície corporal resultantes de queimaduras ou outras lesões traumáticas ou de tratamentos cirúrgicos prévios; plastia de úlceras de pressão; reconstrução mamária; cirurgia estética e cosmética, nomeadamente ritidectomia cervicofacial (face lift), rinoplastia, mamoplastia de aumento ou redução, mastopexia, abdominoplastia, lipoaspiração, braquiplastia, dermolipectomia das coxas, lipoescultura, otoplastia, correção de ginecomastia, entre outras técnicas. Procedimentos médicos podem ser também associados (exemplo, a injeção de toxina botulínica.

Especialistas: Professor Doutor Ricardo Horta | Dr. Carlos Rangel
 
 
 

Dermatologia e venereologia

A Dermatologia é a especialidade médico-cirúrgica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que atingem o maior órgão do corpo humano – a pele. Engloba ainda as doenças que acometem os anexos cutâneos: cabelos e unhas, bem como as mucosas da boca e região anogenital. Muitas destas doenças são o reflexo de problemas de saúde internos e, em muitos casos, é na pele que inicialmente se manifestam. O dermatologista é também especialista em Venereologia, tornando-o habilitado no diagnóstico e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis (doenças venéreas). No âmbito da Dermatologia o médico trata indivíduos de ambos os sexos, desde o recém-nascido até ao idoso.


Dr. José Matos | Dra. Ana Rita Cabral
 

Gastrenterologia – Colonoscopia e Endoscopia Digestiva Alta

 
A Gastrenterologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento clínico ou endoscópico das doenças do tubo digestivo (esófago, estômago, intestino, fígado, vesicula biliar e pâncreas).

Entre os vários exames de diagnóstico realizados pelo gastrenterologista, salienta-se o papel da Colonoscopia no rastreio do cancro colorretal, podendo inclusivamente identificar e tratar lesões precursoras (pólipos intestinais). A Endoscopia Digestiva Alta é igualmente um exame realizado pela especialidade, com vista à avaliação endoscópica do aparelho digestivo superior, nomeadamente nas situações de gastrite, úlcera duodenal e patologia tumoral esofagogástrica.

Este serviço encontra-se temporariamente indisponível, tentaremos voltar a disponibilizá-lo em breve.
 
 
 

Ginecologia e Obstetrícia – Ecografia obstétrica e ginecológica

 
A especialidade de Ginecologia e Obstetrícia carateriza-se
pela constante preocupação com a Saúde da Mulher e pelo seu caráter longitudinal, sendo especialidade de referência em todas as fases da vida da mulher. O ginecologista/ obstetra desempenha papel fundamental na educação para a saúde, escolha do método contracetivo adequado, prevenção e deteção de lesões pré-neoplásicas/ neoplásicas do colo do útero, deteção de lesões da mama, orientação de diversos quadros clínicos como hemorragias uterinas anormais, miomas (leiomiomas) uterinos, quistos do ovário, infeções pélvicas e vaginais, endometriose e infertilidade.

Esta especialidade desempenha ainda papel fundamental na correta programação da gravidez mantendo a vigilância clínica, analítica e ecográfica adequadas durante a gestação com reavaliação permanente do risco subjacente à mesma; orientação do trabalho de parto e resolução de eventuais aspetos patológicos do puerpério.

Dr. Nuno Baptista Pereira
 
 
 

Imunoalergologia – Testes Cutâneos de Alergia

A Imunoalergologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças alérgicas que podem afetar pessoas de diferentes grupos etários, desde o nascimento até à terceira idade. As reações alérgicas são fenómenos imunitários complexos em que o organismo reage de forma exagerada a estímulos ambientais externos. É um fato que as doenças alérgicas têm vindo a aumentar em todo o mundo. Estas doenças, quando diagnosticadas precocemente, podem ser tratadas de forma simples e eficaz, melhorando a qualidade de vida do doente e podendo evitar a eventual progressão da rinite para asma num doente não controlado. Esta especialidade também se dedica ao diagnóstico e tratamento de outras doenças alérgicas, nomeadamente, alergias da pele, medicamentosas, alimentares e a veneno de abelhas/vespas.

Áreas de atuação: alergias alimentar, respiratória (rinite, rinossinusite, asma), cutânea (urticária, angioedema) e medicamentosa e Imunodeficiência Primária.

Dra. Eugénia Almeida
 
 
Medicina dentária é a área da saúde humana que previne, diagnostica e trata doenças que afetam os dentes, as gengivas e a mucosa oral. É hoje certo e sabido que a saúde oral tem sérias implicações na saúde humana, sendo as duas indissociáveis.
Para além da saúde oral, esta especialidade visa a reabilitação da estética e função dentárias, permitindo que o paciente se sinta confortável a comer, a falar e, ainda, a sorrir.

Fazendo a simplicidade e honestidade valores básicos da sua vida privada, o médico dentista Nuno Mazeda, responsável pelo Serviço de Medicina Dentária da Clínica da Ribeira, consulta os seus pacientes num ambiente o mais relaxado possível, mas nunca descurando na consulta o profissionalismo, seriedade e conhecimentos científicos necessários para o melhor desempenho da sua profissão.
Na Clínica da Ribeira, todas as vertentes da Medicina Dentária estão ao alcance de cada paciente, procurando-se a diferenciação pela qualidade e visando-se para cada caso particular o melhor plano de tratamento, pensado e executado com o máximo rigor.

Dr. Nuno Mazeda
 
 
 
A especialidade médica de Medicina Física e de Reabilitação tem como núcleo de atuação profissional o diagnóstico e o tratamento das doenças incapacitantes. Os meios terapêuticos que emprega são farmacológicos, físicos (fundamentalmente exercício e eletroterapia) e ortésicos.

A atividade clínica mais conhecida estabeleceu-se em torno das doenças do aparelho locomotor, constituído pelos sistemas nervoso, músculo-esquelético e articular. Contudo, apesar de menos notório, a Medicina Física e de Reabilitação também ocupa um papel fundamental na reabilitação de doenças cardíacas e respiratórias.

Dr. Rui Teixeira
 
A especialidade de Medicina Geral e Familiar (anteriormente designada por Clínica Geral) está orientada para a prestação de cuidados de saúde primários, preventivos e curativos, abrangentes, integrais e continuados, a indivíduos, famílias e suas comunidades. Como tal, a Medicina Geral e Familiar é exercida por médicos com uma formação generalista permitindo reconhecer e orientar cada caso do modo mais apropriado e encaminhando, caso seja necessário, o doente para outras especialidades médicas ou cirúrgicas.

Dr. Jorge Nunes
 

Neurocirurgia

Neurocirurgia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico de doenças do Sistema Nervoso Central e Periférico e da patologia da coluna vertebral. Nestas doenças incluem-se os tumores, as doenças vasculares ou degenerativas, os traumatismos crânio-encefálicos e as lesões raqui-medulares. De um modo geral, na atividade da Neurocirurgia, são mais frequentes as doenças da coluna vertebral, em particular as fraturas, as hérnias discais e os apertos do canal vertebral.

Dr. Ricardo Pereira
 

Neurofisiologia

Neurofisiologia é uma sub-especialidade que se dedica ao estudo fisiológico do Sistema Nervoso Central e Periférico por meio da realização de registos da atividade bioelétrica. Estes exames constituem um importante método de avaliação funcional, com vista ao estabelecimento de um eventual diagnóstico de doença neurológica, por exemplo em situações de epilepsia ou de doenças neuromusculares.

Na Clínica da Ribeira temos ao seu dispor uma equipa constituída por uma especialista em Neurologia com diferenciação em Neurofisiologia e técnicos de Neurofisiologia com vasta experiência na realização de eletromiografias e eletroencefalogramas.

Dra. Helena Ramos
 

Neurologia

A Neurologia aborda as doenças do Sistema Nervoso Central e Periférico, nomeadamente: cefaleias e algias faciais; doenças cerebrovasculares; epilepsias; doenças neuromusculares; doenças da medula espinhal; demências (Doença de Alzheimer e outras): doenças de movimento (Doença de Parkinson e outras); doenças inflamatórias e desmielinizantes (Esclerose Múltipla e outras); parassónias e outros distúrbios do sono.

Dr. Rui André
 

Nutrição

O nutricionista é o profissional habilitado no aconselhamento e educação alimentar, promovendo a saúde e prevenindo a doença, adaptando o regime alimentar às necessidades individuais, nas diversas fases da vida, e ao estado de saúde e/ou doenças pre-existentes. “Nós somos o que comemos” e cada vez mais se alerta para a importância fundamental que a escolha dos alimentos desempenha no nosso estado de saúde. O apoio de nutricionista é muito importante, entre outras, em situações em que se pretenda um aumento ou perda de peso.


Dr Hélder Almeida
 

Oftalmologia

 
Oftalmologia é a especialidade médica que estuda e trata as doenças da visão, do olho e dos seus anexos, nomeadamente: erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo); doenças da retina (retinopatia diabética, oclusões vasculares e a degenerescência macular da idade); catarata; glaucoma; doenças das pálpebras e do aparelho lacrimal; patologia oftalmológica pediátrica (“olho preguiçoso”, estrabismo).

Dr. Rui Tavares
 
 
 

Ortopedia e Traumatologia

 
A Ortopedia e Traumatologia é a especialidade que cuida das doenças, deformidades e traumatismos dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, ou seja, dos elementos relacionados ao aparelho locomotor, sendo uma especialidade médica com duas vertentes de abordagem: conservadora e cirúrgica.
A evolução demográfica, com aumento da longevidade, e das necessidades de utilização do aparelho locomotor para atividades lúdico-desportivas aumentou a demanda funcional, exigindo uma crescente necessidade de intervenção ortopédica.
Nos últimos anos assistiu-se a uma significativa evolução técnica e científica dentro da especialidade, permitindo nomeadamente realizar algumas cirurgias recorrendo a técnicas minimamente invasivas (artroscopias, técnicas percutâneas de cirurgia da coluna ou de osteossíntese por trauma) e artroplastias (substituição de articulações por próteses) de quase todas as articulações com melhoria considerável da função e consequente qualidade e de vida de doentes de todas as idades.

Sendo uma área vasta a Ortopedia foi-se subdividindo em Unidades Funcionais de subespecialidades tendo em a vista a excelência e especificidade. A Clínica da Ribeira, com base nesta filosofia, apresenta uma oferta de excelência na área da Ortopedia de forma a abarcar todas as áreas de subespecialidade.

Dr. José Cardoso | Dr. Joaquim Nelas
 
 

Ortopedia - Mão

A Consulta de Ortopedia - Mão é uma consulta diferenciada que se destina ao diagnóstico e tratamento personalizado de lesões traumáticas e degenerativas da Mão e Membro superior, incluindo lesões agudas e crónicas dos ossos, articulações, ligamentos e tendões do punho e mão.

Inclui modalidades de tratamento médico e cirúrgico, com possibilidade de utilização de técnicas inovadoras, incluindo de cirurgia minimamente invasiva e de microcirurgia.

Dr. José Alexandre Marques



 

Otorrinolaringologia

 
A Otorrinolaringologia (geralmente designada pela abreviatura ORL) dedica-se ao tratamento médico e cirúrgico das doenças dos ouvidos, nariz e garganta, e estruturas relacionadas da cabeça e pescoço.

Entre as várias patologias que podem levá-lo a consultar um otorrinolaringologista incluem-se:
Doenças dos ouvidos: alterações da audição, infeções do ouvido, traumatismos patologia dos nervos cranianos (por exemplo a paralisia facial), vertigem, ruídos anómalos (zumbidos).
Doenças do nariz: rinossinusite, obstrução nasal, hemorragias nasais, alergias (rinite alérgica, febre dos fenos), alterações do olfato, traumatismo nasais, desvios de septo nasal, aspeto inestético do nariz.
Doenças da garganta: alterações da voz (rouquidão), dificuldades na deglutição, roncopatia e apneia do sono, infeções faringolaringeas, tumores benignos e malignos.
Doenças do foro ORL em crianças: perda de audição, Infeções de ouvidos (otite média), patologia das amígdalas e adenoides, apneia do sono, obstrução das vias áreas, rinite alérgica.

Dra. Vera Soares
 
 
 

Pediatria

 
A Pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspetos. Dedica-se não só à orientação da criança doente, como também e fundamentalmente à prevenção da doença e promoção de estilos de vida saudáveis.
São aspetos habitualmente focados nesta consulta a evolução do crescimento e desenvolvimento psicomotor, a alimentação, a higiene, o sono, a vacinação, a segurança e prevenção de acidentes, entre muitos outros.

Dra. Andreia Dias | Dr Francisco Ruas
 
 
 

Psicologia

 
Na valência de Psicologia é disponibilizado um serviço rigoroso e de qualidade que procura ir ao encontro das necessidades do utente, de modo a garantir eficazmente a devolução do seu bem-estar e qualidade de vida. Neste sentido, são providenciados atos psicológicos assegurados por profissionais credenciados e apoiados nos mais robustos e recentes instrumentos de avaliação e programas de intervenção psicológica que enfocam não só o tratamento e prevenção da doença mas também a promoção da saúde, potenciando a resolução de dificuldades atuais e o ajustamento pleno nos diferentes contextos de funcionamento. Isto, numa perspetiva sistémica onde se prevê o envolvimento dinâmico da família e/ou outros significativos para o utente.

Àreas de atuação: avaliação psicológica; consulta psicológica da criança e do adulto (psicoterapia e ludoterapia); programas de desenvolvimento e promoção de competências (ex. autorregulação emocional e comportamental, estimulação cognitiva, competências sociais…); programas de promoção da saúde e prevenção da doença (ex. sexualidade, comportamento alimentar, consumo de substâncias…); referenciação, avaliação e elaboração de todo o processo formal por referência à CIF de alunos com necessidades educativas a integrar a Educação Especial e respetivos apoios especializados ao abrigo da regulamentação prevista; apoio psicoterapêutico e psicopedagógico a alunos com e sem necessidades educativas especiais; orientação vocacional e profissional.

Psicólogas: Dra. Alexandra Marques | Dra. Sofia Mazeda | Dra. Sónia Campos
 
 
 

Psiquiatria

Psiquiatria é a especialidade que lida com a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de doenças mentais, sejam elas de natureza orgânica ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e transtornos de ansiedade.

Dra. Sofia Ribeiro Pereira
 

Reumatologia - Ecografia músculo-esquelética

A Reumatologia é a especialidade médica que aborda as doenças do aparelho locomotor de causa não traumática: doenças degenerativas (artrose), inflamatórias (artrite reumatóide, espondilite anquilosante / espondilartrites, lúpus), fibromialgia, osteoporose. Inclui também a abordagem e tratamento de lombalgias, tendinites, dores musculares.
O recurso à ecografia músculo-esquelética possibilita um correto e célere diagnóstico de diversas patologias reumáticas e articulares. Tem ainda um valor acrescido no apoio a técnicas terapêuticas como aspirações ou infiltrações guiadas por ecografia.

Dr. Paulo Monteiro
 

Terapia da Fala

O terapeuta da fala é o profissional que ajuda a comunicar. Desde a intervenção precoce em crianças com dificuldades no desenvolvimento da linguagem; passando pelas perturbações de fala, até a adultos com problemas de voz e alterações de linguagem e deglutição. Em todas estas idades a intervenção em terapia da fala tem sucesso comprovado e proporciona uma significativa melhoria da qualidade de vida.

O Terapeuta da Fala é responsável pelo acompanhamento de crianças, jovens e adultos com diferentes patologias. São elas: atraso no desenvolvimento da linguagem; perturbação específica do desenvolvimento da linguagem; perturbações articulatórias; perturbação da comunicação; dificuldades de aprendizagem; afasia; disartria; dispraxia; gaguez e disfonia (perturbação vocal).

Dra. Rita Correia
 

Urologia – Ecografia urológica, Urofluxometria

A Urologia é a especialidade que estuda o aparelho urinário e também o aparelho reprodutor masculino. Trata diversas patologias, desde cálculos e tumores renais, problemas na bexiga e próstata, doenças do pénis, testículos e uretra. Desde a investigação diagnóstica, ao tratamento médico e cirúrgico, a Urologia tem a capacidade de responder à esmagadora maioria das doenças que afetam os sistemas urinário de homens e mulheres e o reprodutor masculino.

Além de múltiplos tratamentos médicos, que se baseiam no uso de fármacos, realizam-se cirurgias, muitas das quais minimamente invasivas, por forma a solucionar os diversos problemas que afetam estes importantes sistemas do corpo humano.

Dr. António Oliveira | Dr. Ricardo Patrão