geral@clinicadaribeira.pt | marcacoes@clinicadaribeira.pt
Rua Arrabalde 45, 3500-084 Viseu, Portugal

Fisioterapia e reabilitação

Fisioterapia - Medicina Física e Reabilitação

A especialidade médica de Medicina Física e de Reabilitação tem como núcleo de atuação profissional o diagnóstico e o tratamento das doenças incapacitantes. Os meios terapêuticos que emprega são farmacológicos, físicos (fundamentalmente exercício e eletroterapia) e ortésicos.

Reabilitação é o processo de ajudar uma pessoa a atingir o seu melhor potencial físico, psicológico, social, vocacional e educacional, compatível com o seu défice fisiológico, anatómico, limitações ambientais, desenhos e planos de vida. Pacientes, seus familiares e a equipa de reabilitação trabalham juntos para determinar objetivos realistas, desenvolver e realizar planos para obter melhor função, apesar da sequela, mesmo se o défice for causado por um processo patológico irreversível.

A atividade clínica mais conhecida estabeleceu-se em torno das doenças do aparelho locomotor, constituído pelos sistemas nervoso, músculo-esquelético e articular, todas elas com um potencial incapacitante bem conhecido e com uma resposta terapêutica definida às técnicas e procedimentos da Medicina Física. Contudo, apesar de menos notório, a Medicina Física e de Reabilitação também ocupa um papel fundamental na reabilitação de doenças cardíacas e respiratórias.

A reabilitação construiu-se seguindo a referência do modelo biopsicossocial. Por conseguinte, os objetivos terapêuticos que propõe vão mais além da cura e dirigem-se à restituição das funções perdidas, à reaquisição das atividades prévias à doença e, também, à integração laboral e social.

Na Clínica da Ribeira dispomos de uma competente equipa profissional (incluindo um médico fisiatra e fisioterapeutas) que desenvolvem a sua atividade num ginásio com 150 m2 de área, e modernos equipamentos e meios terapêuticos.

Fisiatria:
Dr. Rui Teixeira